SINGELA HOMENAGEM (LUGARES DO BRASIL)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Primeira escola da história, a Deixa Falar nunca desfilou como escola de samba.


A primeira escola de samba da história, a Deixa Falar, na verdade nunca desfilou como escola de samba. Há duas versões para o fato de terem começado a chamá-la com esse “título”. A primeira: lá havia os chamados “professores do samba”, como Ismael Silva, Bide, Marçal, etc. A segunda: em frente a sua sede, havia uma escola normal, onde se ensinava português e matemática; na Deixa Falar, se ensinava samba!
A Deixa Falar foi fundada como bloco, em 12 de agosto de 1928. Lá foram inventados instrumentos como o surdo (criação de Alcebíades Barcelos, o Bide) e a cuíca (invenção de João Mina). Nos carnavais de 29 e 30, a Deixa Falar desfilou como bloco. Em 1931, já se organizava de outra forma, se preparando para, no carnaval de 1932, desfilar como rancho (os grupos de maior prestígio da época). Neste ano, quando aconteceu o primeiro desfile de escolas de samba, a Deixa Falar não quis participar do concurso – preferiu participar do desfile dos ranchos, concurso muito mais “importante”. E, em vez de sair às ruas com o samba característico, inventado por seus próprios componentes, desfilou com uma marcha-rancho.
O problema é que o desfile foi um desastre, e nem classificada a Deixa Falar foi. Passado o carnaval, a agremiação entrou numa crise complicadíssima. Integrantes da diretoria se acusavam de desvio de dinheiro! Já no dia 15 de fevereiro foi marcada uma reunião para que fosse feita uma prestação de contas do carnaval de 1932 – enquanto isso, os diretores iam se acusando mutuamente pelos jornais.


A reunião do dia 15 não aconteceu, porque muitos dos envolvidos não compareceram. Mas a ferida deixou marcas, e a Deixa Falar foi minguando, minguando, até que acabou, naquele mesmo ano! Em 1933, seus integrantes se juntaram aos da União das Cores e formaram a União do Estácio de Sá, cuja sede era no mesmo lugar da Deixa Falar.
E aí acabava a história da primeira escola de samba do Brasil, aquela que foi sem nunca ter sido e que acabou no ano em que houve o primeiro concurso das escolas. Apesar disso, a Deixa Falar tem importância fundamental nessa história, já que deixou como herança instrumentos que são usados até hoje na Avenida e criou uma forma diferente de se fazer samba. Viva a Deixa Falar!



extra

Carro da Google Street View é visto em Sousa


O carro do Google Street View foi visto nesta quarta-feira (18) na cidade de Sousa. Os automóveis, com 15 lentes que captam imagens em 360 graus de vários pontos da cidade, irá disponibilizar imagens da terra dos Dinossauros na internet. O veículo foi visto captando imagens no centro da cidade, nas proximidades da prefeitura e chamou a atenção de curiosos.

O Google Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários (utilizadores) vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do solo. Quando foi lançado em 25 de agosto de 2007, apenas 5 cidades americanas haviam sido incluídas. Desde então já se expandiu para milhares de localizações em alguns países como Estados Unidos, França, Austrália, Japão, Portugal e Brasil.

São 15 câmeras em 4D com fotos que chegam a 100 Mega Bites e todas as áreas da cidade estão sendo fotografadas para o Street View.

O veículo passará cerca de 2 semanas fotografando a cidade sorriso da Paraíba.

As imagens em alta resolução estarão disponíveis a partir de abril deste ano, no Google Maps Street View.

Sousa é a 6ª cidade da Paraíba que foi fotografada pela equipe da Google.

O que é Street View?

O Street View no Google Maps permite explorar lugares na sua cidade ou em vários pontos do mundo, através de imagens em 360 graus no nível da rua. Com o Street View, você pode dar uma olhada e decidir se quer ir a um restaurante, encontrar lindos lugares no mundo todo para visitar nas próximas férias ou examinar as redondezas se quiser se mudar.


VEJA COMO FUNCIONA O STREET VIEW