SINGELA HOMENAGEM (LUGARES DO BRASIL)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Igreja da Matriz é Autodestrutiva


Era uma vez uma Torre... Era uma vez mais outra Torre... E foram bingos, leilões e tantas outras celebrações. Um governador, outro governador e mais um governador que jurou na cruz ensangüentava do cristo prometera a ressurreição da Torre, só que esperamos o domingo da Páscoa, da Ressurreição, mas o que inesperadamente aconteceu foi o contrário, mais um torre fora crucificada e os escombros dramatizando as inconseqüências de providências não tomadas.
A estrutura física e arquitetônica metaforicamente compara-se a um paciente em estado terminal , uma verdadeira metástase, que vai disseminado, alastrando e verificando lento a lento o seu próprio fim, mas o que mais me assusta e me entristece neste óbito previsível é a indiferença plausível às obras de artes ali contidas. Se não tem como salvar a vida, doe pelo menos os órgãos, não deixe que a destruição possa acarretar a beleza artística.
Creio, sem nenhuma fé metafísica, que não seja absoluta e majoritária o desejo da restauração da igreja, talvez a demolição seja o caminho mais racional, ora que a estrutura física fora feita de saliva, areia do Rio do Peixe e barro de exu de abelhas, o que logicamente a possibilidade do ocorrido era plena.
O que seria menos danoso e conflituoso era abrir o debate com a população, democraticamente, para opinar e sugerir alternativas que possam solucionar, racionalmente, a achaque que evidencia a Igreja da Matriz Nossa Senhora dos Remédios.
Ouvir não somente a comunidade católica, mas também os evangélicos, os espíritas, os umbandas, seguidores de Jeová, os bêbados, os muçulmanos, os estudantes, as dançarinas, os hindus, os feirantes, os fariseus e os ateus... Pois o debate tem que ser amplo por se tratar de patrimônio pertencente ao povo, sem distinção de crença.
Eu defendo a razoabilidade.
E se todos preferissem uma nova paróquia, com sistema de ar e refrigeração, cadeiras confortáveis, monitoramente de câmeras, sistema de segurança, acesso a bíblia online, rampas para deficientes e uma torre bem alta e segura que possa ser vista até os municípios limítrofes.

Patrimônio Cultural? E você ainda acredita...

Fico com pena e dó da baleia do Açude de Boqueirão, pelo menos estou deitado na minha rede confeccionada no município de São Bento, enquanto a pobre da baleia nem terá sua cama quando Boqueirão estourar... Até ela morrerá afogada.

Bendita sejam as palavras do senso e da racionalidade.

Muita Paz!

Eraldo Pordeus

Delegado Sousense recupera óculos de Lampião que foi roubado em PE. CONFIRA O VÍDEO

O delegado titular da policia civil da cidade de Serra Talhada no interior pernambucano, Drº Antonio Junior de Lima e Silva que é natural da cidade de Sousa no sertão Paraibano, esteve à frente da operação que resgatou no final da tarde desta terça-feira (10), os óculos do cangaceiro “Lampião” que foram roubados no final do mês de Dezembro de 2011.

De acordo com informações, os policiais Civis da Delegacia de Serra Talhada em conjunto com agentes da 21ª Delegacia Seccional de Pernambuco, recuperaram na tarde de terça-feira (10) os óculos que pertenciam ao cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião (1898-1938). A peça de ouro de 16 quilates estava na casa do homem acusado pelo furto, localizada na Travessa do Retiro, Alto do Bom Jesus, em Serra Talhada, Sertão do Estado.

O objeto foi levado da Casa da Cultura de Serra Talhada no mês passado durante o horário de visitação e conforme o delegado, o suspeito, Manoel Messias da Silva Santos, confessou o crime. Ele disse em depoimento que estava visitando a Casa da Cultura quando viu os óculos e se atraiu pelo ouro.


CONFIRA O VIDEO:

"Ele botou os óculos no bolso da calça e conseguiu sair sem ser visto. Essa semana, o acusado voltou à Casa da Cultura dizendo a uma funcionária que sabia quem tinha roubado. Ele perguntou o que receberia se passasse informações. Ela acionou a polícia e conseguimos recuperar", contou o delegado.