SINGELA HOMENAGEM (LUGARES DO BRASIL)

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Água de Coco de Sousa: matéria do "Sertão Informado" é destaque estadual

A pop star Madonna é uma das empresárias que compram a água do coco da região de Sousa. A bebida está virando uma febre nos Estados Unidos e a empresa Vita Coco, da qual a cantora é sócia, é uma das principais clientes da cearense Ducoco Alimentos, que compra a matéria-prima de produtores de Sousa. Outra indústria do Ceará, a Paraipaba Industrial, também é fornecedora da empresa de Madonna.
De acordo com Charlene Silveira, gerente de compra de matéria-prima da Ducoco Alimentos, a Vita Coco já é cliente da empresa há aproximadamente três anos. Ele afirma que a maior parte do coco adquirido pela indústria é do próprio Ceará, mas a região de Sousa, como a de Petrolina (Pernambuco) e de Juazeiro (Bahia) atuam complementando a produção.
O município de Sousa contribui com aproximadamente 15% do que é vendido para a empresa americana Vita Coco, segundo Charlene Silveira. “Nós temos vários fornecedores, mas concentramos as compras com uma pessoa de nossa confiança que, além de produtor, atua como revendedor para nós”. Na Ducoco, a água da fruta é retirada, embalada e levada para exportação pelo porto de Pecem, no Caerá.
Produto fornece 60 mil cocos
O produtor rural Francisco José Garcia, do município de Sousa, está iniciando na atividade e diz que fornece por mês uma média de 60 mil cocos para a Paraipaba Industrial, também do Ceará que, segundo ele, também é fornecedora da empresa de Madonna.
“Nossa produção é toda para a Paraipaba e acredito que em dois anos vamos triplicar, porque este cultivo é lento e precisa de tempo para os coqueiros crescerem”, diz o emprésário. Ele afirma que vende o coco por R$ 0,50, o que resulta em R$ 30 mil na produção total. Considerando que cada coco comporta 300 ml de água, a produção mensal pode chegar a 18 mil litros.
De acordo com Francisco José Garcia, a Paraipaba deve abrir uma filial no município de Sousa para fazer a retirada da água no próprio município, facilitando a exportação do produto. Entretanto, a reportagem não conseguiu entrar em contato com a Paraipaba Industrial para confirmar a informação.
A Vita Coco é a maior empresa de água de coco nos Estados Unidos e foi criada há cinco anos por dois amigos. A ideia de abrir o negócio partiu de duas brasileiras que estavam com eles em Nova York. Elas afirmaram sentir falta de água de coco na cidade. De acordo com reportagem do jornal O Estado de São Paulo, o produto está tão cotado nos Estados Unidos que empresas gigantes no ramo de bebidas, como a Coca-Cola e Pepsi, adquiriram empresas líderes do segmento no Brasil e nos Estados Unidos.
Jornal Correio da Paraíba Thadeu Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário