SINGELA HOMENAGEM (LUGARES DO BRASIL)

domingo, 8 de janeiro de 2012

Série Ensaios de Quadra: São Clemente pensa grande no Carnaval 2012

A São Clemente vai para o seu segundo desfile consecutivo na Marquês de Sapucaí no Grupo Especial. A última vez que isso ocorreu foi no final da década de 80 e começo de 90, quando a escola ficou na elite do carnaval por cinco anos. Para esse ano, a escola que completou 50 anos no dia 25 de outubro vem com um espírito renovado. Parcerias estão ajudando a colocar a escola em um patamar jamais visto. E com essa vontade de demonstrar competência e bom carnaval que a escola vai se aventurar em um grande musical na Avenida. Os trabalhos de barracão e os ensaios da comunidade já começaram e sobre o segundo, você vai saber mais na continuação da série “Ensaios

Técnicos de Quadra”, na qual o site CARNAVALESCO conta como a escola da Zona Sul se prepara para o carnaval 2012.
Com parceiros ajudando para o carnaval, a São Clemente quer deixar para trás a síndrome de “ioiô”, ou seja, uma escola que vem e volta do Especial para o Acesso. Acompanhando o ensaio, percebe-se a vontade nos componentes cantando o samba, os diretores de harmonia acertando cada detalhe e suas respectivas alas. O ensaio é composto por aproximadamente 1500 componentes, incluindo baianas, casal de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, bateria, alas coreografadas e o intérprete, juntamente com os demais integrantes do carro de som.
Veja vídeo do ensaio:


O diretor de carnaval da agremiação, Ricardo Almeida Gomes, conversou com o CARNAVALESCO e contou a dinâmica e objetivo dos ensaios de quadra:
- Todas as terças estamos aqui presentes, com a finalidade de cada vez mais ensaiar os componentes para quando chegarmos na Avenida podermos fazer uma grande desfile. Começamos às 20 horas e vamos até 23 horas, com a proximidade do carnaval, iremos estender até por volta de uma hora. Infelizmente não temos como colocar todo o contingente na quadra. Nossa mentalidade é a seguinte: se conseguirmos ensaiar a metade, a outra metade vai conseguir cantar juntamente com o grupo que está aqui ensaiando.


Ele também deixou clara a força de uma comunidade na Avenida:

- Temos que ter como exemplo a Beija-Flor. Conseguir trazer nossa comunidade da Zona Sul não é uma tarefa fácil, mas estamos tentando e temos conseguido resultados positivo. Estamos em busca de uma única finalidade, que é o canto de todos na Avenida.
Para o presidente da escola, Renato Almeida, a diferença entre o ensaio na quadra para o ensaio técnico é tão somente a metragem. Ele também fala sobre a diferença dos desfiles atualmente:
– Na verdade, o ensaio aqui visa ao canto e quando ensaiamos no Sambódromo, como é maior, temos questão da evolução. Esse ano, a escola vai doar 2000 fantasias aos componentes. Teremos entre 18 a 22 alas de comunidade. Antigamente o desfile era tão legal que todos brincavam e hoje em dia é todo mundo perfilado, as coisas mudam e temos que mudar também.


Como participar do ensaio
O ensaio da agremiação ocorre todas as terças, a partir das 20 horas. A quadra fica na Avenida Presidente Vargas, 3102, Cidade Nova. A escola será a primeira a desfilar na segunda-feira de carnaval, com o enredo “Uma aventura musical na Sapucaí”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Ricardo.



http://www.oterminal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário