SINGELA HOMENAGEM (LUGARES DO BRASIL)

domingo, 31 de julho de 2011

Confira quais são os grupos para as eliminatórias da Copa do Mundo 2014


Começou às 15h, na Marina da Glória, a solenidade do sorteio dos grupos das eliminatórias para o Mundial de 2014, no Brasil. Os mestres de cerimônia são o jornalista Tadeu Schmidt e a apresentadora Fernanda Lima, ambos da TV Globo. O evento começou com a exibição de um vídeo exaltando as belezas naturais do Rio.

- A Fifa confia no Brasil - declarou o presidente da entidade, Joseph Blatter, em seu discurso de abertura, em inglês, depois de ter feito a saudação às autoridades em bom português.


A presidente Dilma Rousseff enfocou seu rápido discurso nos avanços que o país tem conquistado em diversáas áreas.


- Hoje o Brasil é admirado muito mais do que por seu futebol, sua música e suas festas populares. Vocês todos encontrarão um país muito bem preparado para sediar a Copa do Mundo. Estamos fazendo a nossa parte para que a Copa de 2014 seja a melhor de todos os tempos. Estejam certos de que esse novo Brasil estará pronto para encantar o mundo em 2014. Os que nos derem o privilégio de nos visitar terão a oportunidade de conhecer um povo alegre, generoso, soidário e que sabe receber os outros de maneira calorosa. Sejam bem-vindos ao Brasil - afirmou a presidente.


FOTOGALERIA I: As celebridades do mundo da bola presentes


FOTOGALERIA II: As principais imagens da solenidade


O primeiro sorteio da tarde foi feito pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. E definiu os cruzamentos entre os continentes na repescagem: Ásia x América do Sul e Concacaf x Oceania. Em seguida, subiram ao palco o capitão do pentacampeonato, em 2002, Cafu, e a jovem sensação do futebol brasileiro, Neymar.


- Se tu fizeres o mesmo que contra o Flamengo na quarta-feira, tua vaga está garantida, tá? - brincou a apresentadora Fernanda Lima, dirigindo-se a Neymar, que participou com Cafu, do sorteio dos grupos das eliminatórias da África.


ÁFRICA:


Inicialmente serão 12 duelos mata-mata, em ida e volta. Os vencedores desses confrontos avançam para a segunda fase, onde se juntarão aos outros 28 países da região. As 40 seleções serão divididas em dez grupos de quatro equipes, que se enfrentarão no formato todos contra todos em jogos de ida e volta. Os primeiros colocados dos dez grupos passam para a terceira fase, que terá cinco confrontos mata-mata. Os vencedores se classificam para a Copa de 2014.



mata-mata da primeira fase:


1 - Ilhas Seychelles x Quênia


2 - Guiné Bissau x Togo


3 - Djibuti x Namíbia


4 - Ilhas Maurício x Libéria


5 - Comoros x Moçambique


6 - Guiné Equatorial x Madagascar


7 - Somália x Etiópia


8 - Lesoto x Burundi


9 - Eritreia x Ruanda


10 - Suazilândia x República do Congo


11 - São Tomé e Príncipe x Congo


12 - Chade x Tanzânia

Grupos da segunda fase:

Grupo A: África do Sul, República Centro-Africana, Botsuana e Vencedor 7


Grupo B: Tunísia, Serra Leoa, Cabo Verde e Vencedor 6


Grupo C: Costa do Marfim, Gâmbia, Marrocos e Vencedor 12


Grupo D: Gana, Sudão, Zâmbia e Vencedor 8


Grupo E: Burkina Faso, Níger, Gabão e Vencedor 11


Grupo F: Nigéria, Malaui, Vencedor 1 e Vencedor 3


Grupo G: Egito, Zimbábue, Guiné e Vencedor 5


Grupo H: Argélia, Benin, Mali e Vencedor 9


Grupo I: Camarões, Líbia, Vencedor 2 e Vencedor 10


Grupo J: Senegal, Angola, Uganda e Vencedor 4




Em seguida, o ex-craque Zico e Lucas, revelação do São Paulo, sortearam a formação dos grupos da Ásia.


- O equilíbrio hoje é muito grande. Mas o Japão vai estar na Copa, sim - disse Zico, indagado se teria dado sorte ao país, com o qual tem fortes relações pelo trabalho que já realizou lá.


ÁSIA:


Os primeiros e segundos colocados de cada grupo passarão para a quarta fase, onde serão divididos em dois grupos de cinco seleções.


Na quarta fase, os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a Copa do Mundo de 2014. Os dois terceiros colocados se enfrentarão em jogos ida e volta, e o vencedor passa à repescagem contra o quinto colocado das Eliminatórias da América do Sul. Quem vencer está na Copa.


- O equilíbrio é muito grande, não existe mais jogo fácil. Enfrentar o quinto da América do Sul vai ser muito difícil, então o jeito é brigar para estar entre os quatro. Mas acredito que o Japão vai estar aqui em 2014, sim - disse Zico, ex-técnico da seleção japonesa.

GRUPOS DA TERCEIRA FASE:

Grupo A - China, Jordânia, Iraque e Cingapura


Grupo B - Coreia do Sul, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Líbano


Grupo C - Japão, Uzbequistão, Síria e Coreia do Norte


Grupo D - Austrália, Arábia Saudita, Omã e Tailândia


Grupo E - Irã, Qatar, Bahrein e Indonésia




O sorteio da Concacaf (Américas do Norte, Central e do Caribe) teve as participações do tetracampeão Bebeto e do garoto Lucas Piazon, de 17 anos, já negociado pelo São Paulo com o Chelsea. Antes dele, apresentaram-se no palco a cantora Ana Carolina e o cantor Ivan Lins. E depois o show musical foi dedicado à Bossa Nova, com Daniel Jobim sendo acompanhado, no telão, por imagens de uma gravação histórica de 1967 de um dueto entre o pai dele, o maestro Tom Jobim, e o cantor americano Frank Sinatra.


CONCACAF:


A segunda fase é formada por seis grupos de quatro seleções. Os vencedores passam à terceira fase, composta por três grupos com quatro seleções.


Os dois primeiros passam para a quarta fase, formando um grupo de seis times. Os três primeiros se classificam direto para a Copa de 2014. O quarto colocado vai para a repescagem contra o vencedor da Oceania.


GRUPOS DA SEGUNDA FASE


Grupo A: El Salvador, Suriname, Ilhas Cayman e República Dominicana


Grupo B: Trinidad e Tobago, Guiana, Barbados e Bermudas


Grupo C: Panamá, Dominica, Nicarágua e Bahamas


Grupo D: Canadá, São Kittis e Nevis, Porto Rico e Santa Lucia


Grupo E: Granada, Guatemala, São Vicente e Granadinas e Belize


Grupo F: Haiti, Antígua e Barbuda, Curaçao e Ilhas Virgens Americanas

GRUPOS DA TERCEIRA FASE

Grupo A: EUA, Jamaica, Vencedor do F e Vencedor do E


Grupo B: México, Costa Rica, Vencedor do B e Vencedor do A


Grupo C: Honduras, Cuba, Vencedor do C e Vencedor do D


Zagallo e o jogador do Vasco Felipe Bastos sortearam as chaves da Oceania.


- A Copa de 50 tinha que dar uma esquecida, porque foi o único país que perdeu (uma final) em casa e está na hora de mostrar o nosso valor e conquistar o hexa. Vamos vencer mesmo, desculpem os que não são brasileiros, mas o Brasil vai ganhar mais uma - disse Zagallo, campeão mundial em 58 e 62 como jogador, em 70 como técnico e em 94 como coordenador.


OCEANIA:


As quatro seleções mais mal posicionadas no ranking da FIFA disputarão a primeira fase, em um torneio de todos contra todos entre os dias 21 e 26 de novembro. O vencedor desta primeira fase se junta a outras sete seleções para disputar a segunda fase, formada por dois grupos de quatro.


As duas primeiras colocadas de cada grupo avançam para a terceira fase, onde disputam um quadrangular de todos contra todos. O vencedor se classifica para disputar a repescagem contra o quarto colocado das Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe.

PRIMEIRA FASE:

Samoa Americana, Ilhas Cook, Samoa e Tonga

SEGUNDA FASE:

Grupo A: Vanuatu, Nova Caledônia, vencedor da primeira fase e Taiti


Grupo B: Fiji, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Papua Nova Guiné




Antes do sorteio dos grupos da Europa, o último, Ivete Sangalo "acelerou" a plateia com alguns de seus hits, acompanhada pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis.


O sorteio mais esperado, o da Europa, foi feito pelo jogador do Santos Paulo Henrique Ganso e pelo maior artilheiro das Copas, Ronaldo Fenômeno. As bolinhas indicaram um confronto de gigantes no grupo I: a campeã do mundo Espanha está na mesma chave da França, campeã em 1998.


EUROPA:


As seleções foram divididas em nove grupos - oito com seis times e um com cinco. Os nove vencedores de cada grupo estão classificados para a Copa do Mundo. Os oito melhores segundo colocados disputarão quatro mata-matas, com os vencedores também se classificando para a Copa.


Grupo A: Croácia, Sérvia, Bélgica, Escócia, Macedônia e Gales


Grupo B: Itália, Dinamarca, República Tcheca, Bulgária, Armênia e Malta


Grupo C: Alemanha, Suécia, Irlanda, Áustria, Ilhas Faroe e Cazaquistão


Grupo D: Holanda, Turquia, Hungria, Romênia, Estônia e Andorra


Grupo E: Noruega, Eslovênia, Suíça, Albânia, Chipre e Islândia


Grupo F: Portugal, Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo


Grupo G: Grécia, Eslováquia, Bósnia-Herzegovina, Lituânia, Letônia e Liechtenstein


Grupo H: Inglaterra, Montenegro, Ucrânia, Polônia, Moldávia e San Marino


Grupo I: Espanha, França, Bielorrússia, Geórgia e Finlândia



A tabela de jogos das eliminatórias da América do Sul foi divulgada antes do início da cerimônia. O continente não tem sorteio porque é disputado em sistema de todos contra todos, em turno e returno. Em cada rodada uma seleção ficará de folga, já que são nove disputando o torneio. Na primeira rodada a Venezuela é o time que não joga. Argentina e Uruguai se enfrentam na nona rodada, no Uruguai, e na penúltima rodada, na Argentina. Na rodada final, os dois saem para enfrentar Chile e Bolívia, respectivamente O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário